CAMPEONATO DE FUTEBOL SUIÇO 2011
CATEGORIA LIVRE
I. INTRODUÇÃO E OBJETIVO
I A. O CAMPEONATO PROMOVIDO PELA ASSOCIAÇÃO COPEL CURITIBA, SERÁ REGIDO PELAS REGRAS ORGANIZADAS PELA DIRETORIA DE ESPORTES DA ACC EM CONJUNTO COM OS RESPONSÁVEIS DE CADA EQUIPE PRESENTES NO CONGRESSO TÉCNICO.
I B. A COMPETIÇÃO TEM POR FINALIDADE DESENVOLVER A PRÁTICA DESPORTIVA, PROPICIAR MOMENTOS DE LAZER E REVELAR NOVOS ATLETAS PARA FUTURAS COMPETIÇÕES, ENTRE OS ASSOCIADOS, DEPENDENTES E SÓCIOS CONVIDADOS DA ASSOCIAÇÃO COPEL CURITIBA.
I C. A INSCRIÇÃO DE UMA EQUIPE NO CAMPEONATO É CONSIDERADA COMO EVIDÊNCIA DE QUE CONHECE E SE COMPROMETE A RESPEITAR AS REGRAS DA MODALIDADE, ASSIM COMO DESTE REGULAMENTO.
II. PARTICIPANTES
II A. PODERÃO PARTICIPAR DO CAMPEONATO, OS FUNCIONARIOS DA ACC, OS ASSOCIADOS, DEPENDENTES E SÓCIOS CONVIDADOS, QUE ESTEJAM COM SUAS MENSALIDADES EM DIA. NO CASO DE NOVAS INSCRIÇÕES PARA SÓCIOS CONVIDADOS, FOI ESTIPULADA UMA CARÊNCIA DE 06 MENSALIDADES, QUE DEVERÁ SER PAGA EM 3 VEZES DE 2 MESES , SENDO A PRIMEIRA PARCELA EM DINHEIRO E AS OUTRAS DUAS EM 2 CHEQUES PRÉ-DATADOS , SENDO ESTES PAGAMENTOS ANTES DO PRIMEIRO JOGO DO ATLETA INSCRITO. PARA SOCIOS CONVIDADOS QUE ESTÃO EM ATRASOS TERÃO QUE PAGAR AS MENSALIDADES PENDENTES.
II B. SERÁ OBRIGATORIA A APRESENTAÇÃO DA CARTEIRINHA DE ASSOCIADO DA ACC OU DOCUMENTO OFICIAL COM FOTO AO REPRESENTANTE NA MESA.
III. DAS INSCRIÇÕES
III A. CADA EQUIPE PODERÁ INSCREVER NO MÁXIMO ATÉ 20 ATLETAS.
III B. TODA INSCRIÇÃO DE NOVO ATLETA, BEM COMO A TROCA (SOMENTE DE ATLETAS QUE NÃO FORAM NUMERADOS EM SÚMULA), DEVERÁ SER FEITA ATÉ O DIA QUE ANTECEDE A PARTIDA PELO e-mail accesportes@terra.com.br OU PESSOALMENTE NA SECRETARIA DE ESPORTES, FICANDO VEDADA QUALQUER ALTERAÇÃO NO DIA DA PARTIDA, SENDO QUE TAIS MODIFICAÇOES ENCERRAM-SE NA SEXTA-FEIRA QUE ANTECEDE O PRIMEIRO JOGO DA EQUIPE NA SEGUNDA FASE. NÃO HAVENDO EXCEÇÕES, MESMO EM COMUM ACORDO COM O REPRESENTANTE DA EQUIPE ADVERSÁRIA.
III C. O ATLETA INSCRITO EM MAIS DE UMA EQUIPE, DEVERÁ OPTAR PELA QUAL IRÁ PARTICIPAR.
III D. SERÁ COBRADO COMO TAXA DE INSCRIÇÂO NO VALOR DE R$ 100,00 (CEM REAIS) POR EQUIPE E TERÃO QUE DEIXAR UM CHEQUE CAUÇÃO DE R$200,00 PARA O CASO DE WXO.
OS DOIS DEVERÃO SER ENTREGUES NA SECRETARIA DO ESPORTE ANTES DO 1º JOGO DA EQUIPE.
IV. DAS PARTIDAS
IV A. AS PARTIDAS TERÃO A DURAÇÃO DE CINQUENTA MINUTOS, DIVIDIDOS EM DOIS TEMPOS DE 25 MINUTOS, COM UM INTERVALO DE CINCO MINUTOS.
IV B. AS PARTIDAS SERÃO DISPUTADAS AOS SÁBADOS A TARDE , APÓS O INCIO DOS JOGOS DO SESI, OS JOGOS SERÃO DOMINGOS PELA MANHÃ.
OBS. HAVERÁ UMA TOLERÂNCIA DE 15 MINUTOS SOMENTE PARA O INÍCIO DA PRIMEIRA PARTIDA.
OBS 2 - ACONTECERÃO JOGOS DURANTE A SEMANA,SOMENTE EM CASO DE NECESSIDADE (CHUVA NO FINAL DE SEMANA).
IV C. EQUIPE QUE NÃO COMPARECER A UMA PARTIDA PROGRAMADA,
PERDERÁ O JOGO PELO PLACAR DE 5 X 0, E SERÁ DESCONTADO O CHEQUE CAUÇÃO, NO CASO DE OUTRO NÃO COMPARECIMENTO ESTARÁ AUTOMATICAMENTE ELIMINADO DO CAMPEONATO, FICANDO ANULADO TODOS OS SEUS RESULTADOS DAS PARTIDAS DISPUTADAS.
V. DAS EQUIPES
V A CADA EQUIPE SERÁ COMPOSTA DE SETE ATLETAS, SENDO QUE UM OBRIGATORIAMENTE SERÁ O GOLEIRO.
V B PARA INICIAR E DURANTE A PARTIDA, A EQUIPE DEVERÁ TER EM CAMPO NO MÍNIMO CINCO ATLETAS, RESPEITANDO O ARTIGO II A.
VI. FORMA DE DISPUTA
VI A. 1ª FASE:
2 CHAVES, COM 6 EQUIPES, RODIZIO SIMPLES DENTRO DA CHAVE E CLASSIFICAM-SE OS 4 PRIMEIROS DE CADA CHAVE.
2ª FASE : QUARTAS DE FINAL:
1º DA A X 4º DA B (JOGO 1)
2º DA A X 3º DA B (JOGO 2)
3º DA A X 2º DA B (JOGO 3)
4º DA A X 1º DA B (JOGO 4)
OS PRIMEIROS E SEGUNDOS COLOCADOS DAS CHAVES, JOGAM PELO EMPATE NO TEMPO NORMAL.
3ª FASE - SEMIFINAL
VENCEDOR DO JOGO 1 X VENCEDOR DO JOGO 3
VENCEDOR DO JOGO 2 X VENCEDOR DO JOGO 4
Obs. NO CASO DE EMPATE, HAVERÁ PRORROGAÇÃO COM DOIS TEMPOS DE 10 MINUTOS, PERSISTINDO EMPATE SERÃO COBRADOS 5 TIROS LIVRES ALTERNADOS NA MARCA DO PENALTI. .
4ª FASE FINAL
VENCEDOR X VENCEDOR DISPUTA DE 1º E 2º LUGAR
PERDEDOR X PERDEDOR DISPUTA DE 3º E 4º LUGAR
NO CASO DE EMPATE NO HAVERÁ PRORROGAÇÃO COM DOIS TEMPOS DE 10 MINUTOS, PERSISTINDO EMPATE SERÃO COBRADOS 5 TIROS LIVRES ALTERNADOS NA MARCA DO PENALTI.
VII. CONTAGEM DE PONTOS
VITÓRIA: 03 PONTOS
EMPATE: 01 PONTO
VIII. QUANTO ÀS REGRAS
1. NÃO HAVERÁ LIMITES DE SUBSTITUIÇÕES.
2. O TIRO DE LATERAL E ESCANTEIO DEVERÁ SER OBRIGATORIAMENTE COBRADO COM AS MÃOS.
3. ATÉ A 5ª FALTA, AS COBRANÇA SERÃO FEITAS COM BARREIRA. À PARTIR DA 6ª FALTA (INCLUSIVE), O TIRO LIVRE DEVERÁ SER COBRADO SEM FORMAÇÃO DE BARREIRA, DA MARCA DOS DEZ METROS DO GOL DA EQUIPE INFRATORA.
4. FALTA COMETIDA DENTRO DA ÁREA DE META, SERÁ COBRADO UM TIRO LIVRE DIRETO DE UMA MARCA DE OITO METROS DO GOL DA EQUIPE INFRATORA, SALVO A FALTA COMETIDA PELO GOLEIRO, QUANDO NO RECUO INTENCIONAL DE SEU COMPANHEIRO DE EQUIPE, E QUE O MESMO USE AS MÃOS PARA DAR CONTINUIDADE AO LANCE.
5. CADA EQUIPE TERÁ DIREITO A UM TEMPO TECNICO NO 1º E NO 2º TEMPO.
IX. CRITERIOS DE DESEMPATE NA PRIMEIRA FASE
ENTRE DUAS EQUIPES
1. CONFRONTO DIRETO
2. MAIOR Nº DE VITORIAS
3. MELHOR SALDO DE GOLS
4. MAIOR NÚMERO DE GOLS MARCADOS
5. MENOR NÚMERO DE GOLS SOFRIDOS
6. MENOR NÚMERO DE CARTÕES VERMELHOS RECEBIDOS
7. MENOR NÚMERO DE CARTÕES AZUIS RECEBIDOS
8. MENOR NÚMERO DE CARTÕES AMARELOS RECEBIDOS
9. SORTEIO
ENTRE TRÊS OU MAIS EQUIPES
1. MAIOR Nº DE VITORIAS
2. MELHOR SALDO DE GOLS NOS JOGOS ENTRE AS EQUIPES EMPATADAS
3. MAIOR NÚMERO DE GOLS MARCADOS ENTRE JOGOS DAS EQUIPES EMPATADAS
4. MENOR NÚMERO DE GOLS SOFRIDOS ENTRE JOGOS DAS EQUIPES EMPATADAS
5. MENOR NÚMERO DE CARTÕES VERMELHOS RECEBIDOS
6. MENOR NÚMERO DE CARTÕES AZUIS RECEBIDOS
7. MENOR NÚMERO DE CARTÕES AMARELOS RECEBIDOS
8. SORTEIO
X. DAS PUNIÇÕES:
X A. CARTÃO VERMELHO - SUSPENSÃO DE UMA PARTIDA, VAI PARA JULGAMENTO, NA REINCIDÊNCIA, DUAS PARTIDAS (NO 3º VERMELHO, TRES PARTIDAS). (MESMO COM MUDANÇA DE FASE)
X B. CARTÃO AZUL – O ATLETA ESTARÁ ELIMINADO DA PARTIDA PODENDO SER SUBSTITUIDO, APÓS A EQUIPE PERMANECER POR 2 MINUTOS CRONOMETRADOS COM UM JOGADOR A MENOS.
2 CARTÕES AZUIS SUSPENSÃO DE UMA PARTIDA NA REINCIDENCIA DUAS PARTIDAS DE SUSPENSÃO. (MESMO COM MUDANÇA DE FASE)
X C. CARTÃO AMARELO – O ATLETA DEVERÁ PERMANECER FORA DE JOGO POR 2 MINUTOS CRONOMETRADOS, (NÃO PODENDO SER SUBSTITUIDO), E RETORNARÁ SOMENTE COM A AUTORIZAÇÃO DO ARBITRO. O ATLETA QUE RECEBER 03 CARTÕES AMARELOS, SUSPENSÃO DE UMA PARTIDA, (MESMO COM MUDANÇA DE FASE) NA REINCIDÊNCIA DUAS PARTIDAS DE SUSPENSÃO.
X D O ATLETA ESTARÁ AUTOMATICAMENTE ELIMINADO DO CAMPEONATO SE AGREDIR QUALQUER MEMBRO DA EQUIPE DE ARBITRAGEM, DA COMISSÃO ORGANIZADORA, ADVERSARIO OU ATÉ MESMO DA MESMA EQUIPE.
X E OS CASOS DE INDISCIPLINA SERÃO JULGADOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA.
X F. SERÁ COBRADA UMA MULTA POR CARTÃO RECEBIDO, COM OS SEGUINTES PESOS:
CARTÃO AMARELO: R$ 5,00
CARTÃO AZUL: R$ 10,00
CARTÃO VERMELHO: R$ 15,00
A QUITAÇÃO DA MULTA DEVERÁ OCORRER ANTES DA PRÓXIMA PARTIDA DA EQUIPE PUNIDA.
XI – UNIFORMES
XI A – CADA EQUIPE DEVERÁ ESTAR UNIFORMIZADA PARA O INÍCIO DA PARTIDA OU SEJA, CAMISAS NUMERADAS.
XI B – USO DE CANELEIRA SERÁ OBRIGATORIO.
XI C – QUANDO AMBAS AS EQUIPES ESTIVEREM UNIFORMIZADAS COM AS MESMAS CORES, SERÁ FEITO UM SORTEIO PARA DECIDIR QUEM DEVERÁ TROCAR AS CAMISAS (PRIORIDADE PARA A EQUIPE QUE POSSUI UNIFORME PROPRIO).
XII – PREMIAÇÕES
XII A – SERÃO PREMIADOS COM TROFÉUS O CAMPEÃO E VICE E A EQUIPE MAIS DISCIPLINADA.
XII B – RECEBERÃO MEDALHAS OS TRÊS PRIMEIROS LUGARES.
XII C – SERÃO PREMIADOS A DEFESA MENOS VAZADA E ARTILHEIRO DO CAMPEONATO.
XII D – ATLETA DESTAQUE (CRAQUE)
DISPOSIÇÕES GERAIS
1- TUDO QUE FOI RESOLVIDO NO CONGRESSO TÉCNICO, NÃO SERÁ ALTERADO.
2- QUALQUER PEDIDO DE ALTERAÇÃO DE TABELA DOS JOGOS TERÁ DE SER SOLICITADA ATÉ 15 DIAS APÓS A DIVULGAÇÃO DA TABELA DA 1ª FASE E A DA 2ª FASE ATÉ DOIS DIAS, TROCA SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DA COMISSÃO ORGANIZADORA.
3- O ATLETA EXPULSO OU QUE ESTEJA CUMPRINDO QUALQUER TIPO DE SUSPENSÃO, NÃO PODERÁ PERMANECER NO BANCO DE RESERVAS.
4- O JOGADOR INSCRITO (NUMERADO) NA SÚMULA, SERÁ CONSIDERADO COMO INTEGRANTE DA EQUIPE, MESMO QUE NÃO VENHA A ENTRAR DURANTE A PARTIDA, NÃO SENDO POSSÍVEL SUA SUBSTITUIÇÃO POR OUTRO ATLETA BEM COMO SUA INSCRIÇÃO EM OUTRA EQUIPE.
5- RECURSOS SOMENTE SERÃO ACEITOS ATÉ DOIS DIAS ÚTEIS APÓS O TERMINO DA PARTIDA. SERÁ NECESSÁRIO FAZER UM PAGAMENTO NO VALOR DE R$ 20,00 QUE SERÁ DEVOLVIDO CASO O RECURSO SEJA ACEITO.
6- OS CASOS OMISSOS SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA.
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